Portfólio de oficinas e minicursos

1/1

A oficina "MUCAI: Da menina negra à mulher empoderada - Divindades femininas africanas e poder" foi realizada no dia 29 de outubro de 2019, com crianças do Bahia Street. A atividade fez parte da programação da III Formação Feminista para Crianças, promovida pela referida Ong.

A oficina MUCAI: conte a sua história, foi realizada no dia 16 de outubro de 2019, no evento CANDACES: III Ciclo Internacional. 

A atividade promoveu um mergulho no campo do empoderamento da mulher negra, por meio da valorização de divindades femininas cultuadas Candomblé e que estão presentes nos contos africanos. Em meio a este cenário, ilustramos o poder da mulher negra que resiste na contemporaneidade, com a apresentação de convidadas especiais, mulheres de axé que relataram suas próprias histórias de vida, como exemplos de continuidade da arkhé africano-brasileira.

01

01

02

02

03

03

04

04

05

05

06

06

07

07

08

08

A Oficina de Contos Africanos ocorreu no dia 17 de junho de 2018, na 12ª Feira Comunitária, em Feira de Santana (BA).

A atividade foi realizada com estudantes do curso de Pedagogia e o evento local abordou o tema "Homenagem ao Homem do Campo".

O minicurso EAD "Ensino-aprendizagem com narrativas africanas: desbravando o Museu Virtual de Contos Africanos e Itan (MUCAI)" foi realizado no período de 10/06 a 29/06/2018, como parte da programação do evento Jornada Virtual ABED de EAD (JOVAED).

A oficina "Museu Virtual de Contos Africanos" foi realizada no dia 25 de julho de 2017, no evento "Candaces – II Ciclo Internacional: Mulher Negra e Ancestralidade na Diáspora Latinoamericana", na UNEB. Público-alvo: estudantes, educadores e demais interessados na literatura afro-brasileira, com o foco na acessibilidade e na disseminação do conhecimento de produção didático-pedagógica.

08