top of page
  • Foto do escritorMuseu MUCAI

BLOCO I/P1- Compartilhando sabedorias: o museu virtual para difusão de saberes africano-brasileiros

Atualizado: 9 de jun. de 2018

*Período: 10/06 a 16/06/2018


Museu virtual é...


"um recurso tecnológico que permite a virtualização e a disseminação do conhecimento, em uma perspectiva museológica de coleções relacionadas a assuntos imersos na história da humanidade". (REIS, 2017, p. 76)




O MUCAI segue o conceito de museu que valoriza a memória coletiva local.


Buscamos a preservação e a valorização da sabedoria africana imersa em narrativas africano-brasileiras.

Disseminar o conhecimento ancestral por meio da tecnologia é uma das nossas prioridades, como forma de fortalecer a representatividade do negro em recursos didático-pedagógicos e enfraquecer os estereótipos que foram construídos pela ideologia colonizadora para desvalorizar e invisibilizar a cultura afro-brasileira.


ATIVIDADE 01: Explorando o MUCAI


Nesta atividade, convidamos vocês para visitarem os cantos do Museu Virtual de Contos Africanos e Itan, a exemplo dos seguintes campos:


Explorem o MUCAI e façam suas anotações.


Ao final da visita, utilizem o campo de comentários, logo abaixo, para sinalizarem os seus registros. A produção escrita é livre e vocês são os nossos visitantes especiais!

416 visualizações23 comentários

Posts recentes

Ver tudo

23 Comments


adria.adriana
Jul 03, 2018

Um muito rico e significativo, pois serve de referência metodológica para os professores abordar os assuntos culturais e principalmente valorizar a cultura.

Like

adria.adriana
Jun 22, 2018

As atividades propostas são muito interessante e bem didáticas e criativas, traz grande contribuição em termos de idéias de como valorizar e integra a cultura negra nas propostas de atividades educacionais.

Like

naimelzinha
Jun 20, 2018

Com relação a proposta do bloco 1, sou suspeita em falar pois já conheço o Mucai e já utilizo eles em minha aulas com estudantes do ensino fundamental I, mais precisamente, com crianças do 1° ano de uma escola municipal aqui de Salvador, onde fiz a leitura com as crianças e depois propus o reconto do Itan, explicando inicialmente o que era o Itan. O Museu virtual, neste sentido, traz algo esplêndido, pois permite conforme definição de Larissa Reis, disseminar conhecimentos tão ricos dentro de um contexto extremamente contemporâneo, que é a tecnologia que em sua "louca" e fascinante velocidade, adentrou a vida de todos, sendo para as gerações de hoje em dia algo natural e talvez impensável, inconcebível ter…

Like

marisilvasantospai
marisilvasantospai
Jun 20, 2018

Prezados parabenizo vocês pela qualidade do material a nós disponibilizado.


Like

marisilvasantospai
marisilvasantospai
Jun 20, 2018

olá meu nome é Marinilza Silva Santos, resido em na comunidade de Baixa de Irineu, município de Ipupiara Bahia, espero que a partir deste curso eu possa adquirir um conhecimento mais amplo sobre o assunto, buscando sempre aprimorar a minha formação.

Like
bottom of page