top of page
  • Foto do escritorMuseu MUCAI

BLOCO I/P2- Saberes africano-brasileiros

Atualizado: 9 de jun. de 2018

*Período: 10/06 a 16/06/2018


--------------------------------------------------------------------

COMO A SABEDORIA SE ESPALHOU PELO MUNDO

(Magdalene Sacranie) -------------------------------------------------------------------


Lápis de cor e hidrocor sobre papel ofício. Autoria: educando(a) do 4º ano do Ensino Fundamental

"Há muito, muito tempo, quando o mundo ainda era novo, Kwaku Ananse, o aranha, era considerado e, verdade seja dita, também se considerava o homem mais sábio de toda a Terra.

Entretanto, Kwaku Ananse era muito ganancioso e desejava guardar toda a sabedoria para si. Dia e noite, noite e dia, Kwaku Ananse, consumido por seu egoísmo, não compartilhava seus conhecimentos com ninguém, até que falou para sua esposa:

-É muito difícil proteger minha sabedoria o tempo todo. Faça pra mim um grande pote de barro onde eu possa colocá-la e guardá-la com segurança.

Depois de o pote de barro ter secado no sol forte, Kwaku Ananse pegou toda a sabedoria, colocou-a ali e tapou com uma rolha de cortiça.

O astuto Kwaku Ananse resolveu esconder o pote numa caverna na margem do rio oposta à sua cabana, onde nenhum intrometido pudesse pôr os olhos. Ele ergueu o pote e foi entrando na água com dificuldade. Infelizmente, as pedras do fundo do rio eram escorregadias, e o Aranha não se sentia muito firme ao caminhar.

Caiu dentro d´água, e o pote voou pelos ares. Ao bater contra as pedras, o pote partiu-se em centenas de pedaços, e toda a sabedoria do mundo foi levada rio abaixo. O rio, repleto de novos saberes, correu para todos os grandes mares. E foi assim que a sabedoria se espalhou pelo mundo.


Deus distribui seus dons entre todos os homens. Se coubesse aos homens distribuí-los, muitos ficariam sem nenhum. (Ditado hauçá)"

Fonte: SACRANIE, Magdalene. O amuleto perdido e outras lendas africanas. São Paulo: Panda Books, 2010.


*Acesse a contação desta história em áudio: clique aqui


ATIVIDADE 02:
A partir da leitura do conto "Como a Sabedoria se espalhou pelo mundo", socialize conosco:

1 - O que é sabedoria pra você?

2 -Qual a sua opinião a respeito dos ensinamentos trazidos neste conto?

3- Você percebe esta situação na nossa sociedade atual? se a resposta for sim, de que forma você percebe isso?


Participe desta discussão no campo de comentários, localizado abaixo.

277 visualizações21 comentários

21 Comments


paulalopesbaptista
Jun 26, 2018

Sabedoria é quando voce tem o conhecimento de alguma coisa, as vezes as experiencias da vida nos tornam pessoas sabias, temos que saber enxergar esse ensinamento, e quando isso acontece devemos reparti-lo, acontece sim e muito principalmente no ambiente de trabalho, onde as pessoas detêm certos conhecimentos sem repassar, isso as torna egoísta porque o conhecimento compartilhado é algo que nao se perde.

Like

patriciaanunciada
Jun 23, 2018

Sabedoria para mim é a habilidade de saber agir de forma correta diante de uma situação, ter os conhecimentos necessários para lidar com uma situação conflituosa, não se precipitando, mas interpretando adequadamente essa situação e as possibilidades de intervenção. Acredito também que seja um conjunto de saberes passados de geração a geração e que contribuem para a harmonia de um grupo. O conto mostra a importância de compartilhar os conhecimentos, não guardando-os apenas para si, em nome de uma suposta proteção. Infelizmente, na sociedade atual percebemos que as pessoas estão muito egoístas e individualistas. Quem tem conhecimento muitas vezes o usa para explorar outras pessoas, beneficiando a si mesmo e as pessoas de seu grupo social, mas contribuindo para a…

Like

marisilvasantospai
marisilvasantospai
Jun 20, 2018

A sabedoria é o conjunto de conhecimentos, experiências adquiridas por meio da resolução de desafios diários de nossa vivência, da relação com o próximo, é algo que deve ser compartilhado, pois a partir do momento que trocamos experiências, descobrimos o que há de mais belo em nosso semelhante e assim aprofundamos o nosso ser.

Este conto nos remete a importância de compartilhar, espalhar a nossa sabedoria, pois quando o nosso saber está escondido e preso em nós torna-se inútil e perde todo o sentido.

Este sentimento de guardar a sabedoria é percebido em diversos campos da sociedade, principalmente quando o orgulho fala mais alto, este ato de comparar sabedorias causa uma divisão entre as pessoas, ocasionando sentimentos de individualidade que…


Like

naimelzinha
Jun 20, 2018

Pergunta 1 - Sabedoria para mim é saber escutar e falar no momento certo. Talvez eu ainda não tenha tanto essa sabedoria, pois falo demais as vezes rs. Mas acredito que falo algo pertinente. Bom, durante a escuta, apreender o que for positivo e o que não for buscar melhorar, pois acredito que devemos aprimorar ao longo de nossa existência tudo aquilo que se apresenta como incorreto ou mesmo difícil. Assim, nossa fala se propagará ao outro como reflexo de nosso aprendizado.

Pergunta 2 - Se assim "Reza a lenda", que sempre seja assim para que estejamos sempre aprendendo "novas" sabedorias e que ninguém queira ser o "Senhor" dos saberes sozinho.

Pergunta 3 - Infelizmente sim. Há sempre aqueles que…

Like

dayanne.com
Jun 20, 2018

Sabedoria é todo conhecimento que se adquire à respeito de uma determinada coisa ou fato... è interessante observar um conto que trata de algo tão importante e atual hj em dia que é o compartilhar. Compartilhar conhecimentos está cada vez mais fazendo parte do nosso dia a dia.

Bem, acredito que estamos nos tornando cada vez mais egoístas... é engraçado que os avanços tecnológicos trouxeram a globalização que por sua vez democratizou "as sabedorias" do mundo... talvez por isso, estejamos cada vez mais egoístas em compartilhar as nossas aprendizagens.

Like
bottom of page