top of page
  • Foto do escritorMuseu MUCAI

Boas vindas aos participantes da 1ª edição do Minicurso EAD!

Atualizado: 9 de jun. de 2018


Sejam bem vind@s ao minicurso “Ensino-aprendizagem com narrativas africanas: desbravando o Museu Virtual de Contos Africanos e Itan (MUCAI)”!

Este minicurso foi planejado e coordenado pelo MUCAI, para participação no evento Jornada Virtual ABED de EAD(JOVAED), realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). É o MUCAI no JOVAED 2018!


Serei a tutora e a companheira virtual de vocês.


Vamos mergulhar no universo das narrativas africanas, do ponto de vista da afroperspectividade: conhecendo, estudando, experimentando e vivenciando lições e valores que são ensinadas no campo da cosmologia ancestral africana.


O minicurso visa a experimentação teórico-prática de estudos africanos relacionados às civilizações banto e iorubá. Para isso, exploraremos o Museu Virtual de Contos Africanos e Itan (MUCAI), recurso tecnológico de natureza didática-pedagógica, transdisciplinar, descolonizadora e arte-educativa.


Priorizaremos aproximações dialógicas e educativas em prol da valorização da História e Cultura Afro-Brasileira e do enfrentamento do racismo na sociedade contemporânea, considerando diversas linguagens a serem criadas por vocês no processo das leituras dos textos, a saber: reconto, pintura, desenho, recorte e colagem e teatro improvisacional.

O minicurso ocorrerá no período de 10 a 29/06/2018 e está dividido em 03 blocos de estudo:

*BLOCO 01 - período para realização: 10/06 a 16/06/2018
*BLOCO 02 - período para realização: 17/06 a 23/06/2018
*BLOCO 03 - período para realização: 24 a 29/06/2018

Vamos comigo? Vamos desbravar um museu virtual de contos africanos! #museuMUCAI #MUCAInoJOVAED2018



Atividade inicial:

*Período: 10/06 a 16/06/2018


Para registrar o primeiro acesso de vocês no nosso MUCAI, se apresentem.. :)

Utilizem o campo de comentários desta postagem para indicar seus nomes, a cidade onde moram, idade, profissão e interesse(s).

- Sigam o MUCAI no instagram: https://www.instagram.com/museumucai/

- Curtam a página do MUCAI no facebook: https://www.facebook.com/mvmucai/

Marquem presença nas redes sociais do MUCAI (instagram, facebook) com as hastags: #jovaed #MUCAInoJovaed2018


Saudações virtuais!




Profa. Larissa Reis

Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (UnB)

Mestra em Educação e Contemporaneidade (UNEB)

Editora do MUCAI



230 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo

7 commentaires


naimelzinha
20 juin 2018


Me chamo Naiades Meline, moro em Salvador, tenho 31 anos, sou Pedagoga e Fisioterapeuta. Tenho interesse em articular os varios saberes e conhecimentos dasdiferentes áreas na minha prática como pesquisadora e como professora. Entendo que este conhecimento se consolida em bases culturais, sendo que uma delas se constitui no universo aqui proposto de africanidades, sendo esta uma oportunidade para aprender quais caminhos foram trilhados e que me colocam neste contexto de vida. Estou animada!📷

J'aime

annacarolinatrab
17 juin 2018

Olá. Sou Anna Carolina Santos, mulher africana renascida dentro de uma violência diaspórica, moradora do subúrbio do Rio de Janeiro capital e estudante do curso de graduação em Terapia Ocupacional pela UFRJ. Meu interesse em constituir esse corpo de saberes compartilhados proporcionado por este minicurso é, antes de tudo, dar continuidade ao processo de "reontologização" com minha cultura através dessas narrativas. Também sendo uma multiplicadora dessa produção de saber decolonial, a principio, na minha área de atuação como monitora da disciplina de "Antropologia para Terapia Ocupacional" na UFRJ e enquanto extensionista do projeto de extensão "Identidades Abertas", localizado no Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana no Rio e que tem, dentre outras ações, o intuito viabilizar e…

J'aime

malungos1
17 juin 2018

Olás!!! É um prazer socializar conhecimentos multiplos com os pares. Meu nome é Edson, atuo profissionalmente como professor formador na Rede Municipal de Educação em Itupeva / São Paulo. Sou formado em filosofia e pedagogia e meus intereresses se relacionam com esses campo de modo transdisciplinar. Também parabenizo os organizadores pela proposta e beleza do projeto.

J'aime

marciacabralto
16 juin 2018

Laroiê! Sou Marcia Cabral, mulher negra, carioca, mãe, professora e terapeuta ocupacional. Apaixonada pela cultura africana, venho buscando, por meio da afroperspectividade, construir repertórios de processos de ensino e aprendizagem na formação de terapeutas ocupacionais bem como de profissionais nos campos da educação, assistência social, cultura... Este Curso é muito inspirador para construções de ações voltadas para o combate ao racismo, aos processos de discriminação da cultura africana e para a divulgação e valorização cultural afrocentrada. Muita alegria de estar nesse processo de aprendizagem com vocês! Parabéns!!

J'aime

patriciaanunciada
16 juin 2018

Olá. Sou professora de Português e Inglês na rede municipal de São Paulo. Sou formada em Letras e pós-graduada em ensino de Literatura. Tenho um canal no youtube chamado Letras Pretas, no qual divulgo obras de escritorxs afrodescendentes. Estou muito feliz com a oportunidade de participar deste curso.

J'aime
bottom of page